Esclarecimento de Regras de Duelo
A maioria das regras de Duel Monsters estão expressas abaixo:
Índice
-Fase de batalha
-Cartas na mão
-Mudando a posição de um monstro
-Flip
-Efeitos de flip
-Flip Summon
-Fusion Summon
-Cartas de Magic
-Cartas de Equip Magic
-Cartas de Field Magic
-Normal Summon
-Cartas de Quickplay Magic
-Ritual Summon
-Acabando as cartas
-Set
-Side Deck
-Special Summon
-Summon (definição)
-Token Monsters
-Toon Monsters
-Cartas Trap
-Tributo
-Tribute Summon
-Chain
-Fase de batalha
-Se um de seus monstros ataca um monstro que está em defense, e sua força de atk é maior que a força de def do monstro o monstro defensor é destruído, mas seu oponente NAO recebe dano de batalha.
-Monstros que foram flipados por causa de um ataque e sobrevivem ao mesmo não são virados face-down novamente.
-Durante a fase de batalha, CADA monstro seu no campo que esteja em modo de atk pode atacar uma vez.
-Ataques são conduzidos um-a-um, nada de ataque em conjunto.
-Cartas na mão
-Cartas não sua mão não pode ser descartadas voluntariamente.
-Se você tiver mais de SEIS cartas na mão no fim de SEU turno vc deve descartar cartas até que se tenha SEIS cartas na mão, vc NAO PODE escolher por descartar mais.
-Mudando a posição de um monstro
-Um monstro pode ter sua posição mudada UMA VEZ por turno.
-Um monstro que atacou durante esse turno não pode mudar a posição.
-Um monstro não pode mudar de posição no mesmo turno q foi Summoned, Set, Flip Summoned ou Special Summoned.
-Flip
-Flip é mudar a posição de um monstro de Face-Down para Face-Up pelo efeito de alguma carta ou um ataque.
-Flip e Flip Summon NAO é a mesma coisa.
-Você NAO PODE escolher por flipar um monstro senão por um efeito de carta ou ataque.
-Se o monstro tem algum efeito de flip ele é ativado.
-Se um monstro é flipado durante a fase de batalha o efeito (se houver) é ativado somente APÓS o calculo de dano.
-Se um monstro com efeito de flip é summoned (face-up atk) ou special summoned, seu efeito NAO é ativado.
-Efeitos de flip
-SOMENTE ativados quando um monstro é mudado de face-down para face-up, não importando de que maneira. (flip summon, ataque, efeito de carta, etc.).
-NAO é ativado quando um monstro é summoned (jogado em face-up atk) ou special summoned.
-Quando um monstro é flipado seu efeito DEVE ser ativado, a não ser que esteja escrito o contrário.
-Flip Summon
-Flip summon é o ato de virar um de seus monstros em face-down defense para face-up attack durante uma de suas fases principais.
-Se o monstro tem um efeito de flip, ele é ativado.
-Flip e Flip Summon NAO são a mesma coisa.
-Flip Summon não contam no limite de um summon por turno.
-Você pode fazer quantos Flip Summons quiser por turno.
-Um monstro que foi setado NAO PODE ser Flip Summoned no mesmo turno, a não ser pelo efeito de outras cartas.
-Fusion Summon
-São considerados Special Summons.
-NAO PODE NUNCA estar na mão de um jogador.
-Se um monstro de fusão tiver que voltar para a mão de um jogador, o coloque no Fusion Deck ao invés.
-Para jogar um monstro de fusão, os monstros-materiais da fusão devem estar numa combinação em sua mão ou campo, como:
-Todos na sua mão.
-Todos no campo.
-Na sua mão e no campo.
-Cartas de Magic
-Para jogar uma carta de Magic (usar seu efeito), elas devem ser colocadas da sua mão em um lugar vago no espaço de Magic/Traps, depois disso seu efeito é ativado e a carta é destruída.
-Você NAO PODE jogar uma carta de Magic se não tiver nenhum lugar vago no espaço de Magic/Trap.
-Você pode jogar/ativar quantas cartas de Magic quiser por turno contanto q tenha um lugar vago no espaço de Magic/Trap.
-Cartas de Magic podem ser setadas no campo em face-down.
-Cartas de Magic podem ser ativadas no mesmo turno em que foram setadas.
-A não ser que tenham o ícone de Quickplay uma carta de Magic não pode ser usada durante o turno do oponente.
-Cartas de Magic não podem ser descartadas voluntariamente de seus espaços de Magic/Trap.
-Cartas de Equip Magic
-As regras de Cartas de Magic acima de aplicam aqui.
-Contam em seu espaço de Magic/Trap.
-Podem ser equipadas nos monstros de seu oponente (mas ainda contam em SEUS espaços de Magic/Trap).
-Se o monstro equipado sair de campo (destruído, retornado para a mão, removido do jogo, etc.), todos os equipamentos nele são destruídos.
-NAO PODE ser equipado em um monstro face-down.
-Múltiplos Equip Magic podem ser equipados em um monstro contanto que você tenha lugares vazios no espaço de Magic/Trap.
-O alvo de Equip Magic precisa ser LEGAL:
-Você não pode equipar um Dark Magician com um Legendary Sword, porque Warrior é especificado na descrição de Legendary Sword.
-Você não pode equipar um Neo the Magic Swordsman com um Sword of Dark Destruction, porque Dark é especificado na descrição de Sword of Dark destruction.
-Você não pode equipar um Magnetic Ring em um monstro adversário, já que seu adversário só pode atacar os monstros do seu lado do campo.
-Cartas de Field Magic
-As regras de Cartas de Magic acima de aplicam aqui.
-Somente uma Carta de Field Magic pode estar no campo (entre você e seu oponente), se uma Carta de Field Magic estiver no campo quando uma nova é jogada, a nova permanece e a antiga é destruída.
-Permanece no campo até o fim do jogo ou até ser destruída.
-Afetam ambos os monstros seus e de seu oponente.
-Normal Summon
-Um Normal Summon é colocar um monstro de sua mão em face-up attack durante uma de suas fases principais.
-Você pode fazer UM Summon ou Set de um monstro por turno.
-Você pode fazer summon/set durante UMA de suas fases principais, nunca ambas.
-Se o monstro for de lvl 5+ o tributo é NECESSÁRIO.
-Cartas de Quickplay Magic
-Pode ser jogada de sua mão durante QUALQUER fase sua.
-Pode entrar em uma Chain da sua mão ou setada durante uma fase sua.
-Mesmo jogada de sua mão ainda tem uma velocidade de 2.
-Pode ser ativada durante o turno de seu oponente contanto q tenha sido setada previamente (NAO PODE ser colocada de sua mão durante o turno do oponente).
-Ritual Summon
-Considerados Special Summons.
-Monstros de Ritual só podem ser trazidos por via de seus rituais.
-Ambos a Magic de Ritual E o monstro de Ritual devem estar na sua MÃO.
-Monstros de ritual SÓ PODEM ser trazidos por via de seus rituais (você não pode usar o efeito de um Mystic Tomato para trazer um Relinquished).
-Você não pode escolher por descartar monstros extras durante um ritual (você usa um Mystical Elf como pagamento de um Black Illusion Ritual, você não pode descartar mais monstros, já que o Mystical Elf já completa o pagamento do ritual).
-Monster Reborn pode trazer monstros de Ritual para o campo, mas eles devem ter sido previamente trazidos ao campo via seus rituais.
-Você pode usar um monstro de ritual da sua mão como tributo de um Ritual.
-Acabando as cartas
-Um jogador perde quando não tem mais cartas no seu deck e é FORÇADO a puxar uma carta (durante a draw phase, Card Destruction, etc).
-Set
-Setar é colocar um monstro em face-down defense da sua mão durante suas fases principais.
-Você só pode fazer o summon/set de UM monstro por turno.
-Você pode fazer summon/set durante UMA de suas fases principais, nunca ambas.
-Se o lvl do monstro for 5+ tributo é NECESSÁRIO.
-Side Deck
-Usados SOMENTE DURANTE duelos, NUNCA durante um jogo.
-Special Summon
-Não contam no seu limite de um monstro por turno.
-Você pode fazer quantos Special Summon desejar por turno.
-São sempre face-up.
-Podem ser em modos de attack ou defense (a não ser que esteja escrito o contrário).
-Não precisam de Tribute (a não ser que esteja escrito o contrário).
-Summon (definição
-Um summon é definido pelos eventos que seguem.
-Normal Summon.
-Flip Summon.
-Tribute Summon (mesmo que Normal Summon).
-Special Summon.
-Fusion Summon (mesmo que Special Summon).
-algumas cartas que são ativadas por Summons excluem alguns termos acima (como Mysterious Puppeteer e Trap Hole, que excluem Special Summons).
-Token Monsters
-Token Monsters são Special Summoned através do efeito de alguma carta.
-Você pode usar qualquer coisa para representar os tokens, contanto que consiga distinguir que modo esteja num certo momento.
-Contam como monstros normais (não tem efeitos), portanto contam para Ceasefire.
-Token Monsters podem atacar e mudar de modo, a não ser que esteja escrito o contrário.
-Token Monsters podem ser usados para Tribute Summon, a não ser que esteja escrito o contrário (como em Scapegoat).
-Não podem ser virados face-down, portanto não podem ser alvos legítimos para Magical Hats ou Darkness Approaches.
-Quando um Token Monster deveria ir para o cemitério, ele é removido do jogo ao invés, portanto não podem ser candidatos para ativar Last Will ou Michizure.
-Não podem estar na mão de um jogador, se retornados para a mão de um jogador são removidos do jogo ao invés.
-Toon Monsters
-TODOS OS TOON MONSTERS PODEM SER ATACADOS POR MONSTROS QUE NÃO SEJAM TOON MONSTERS!
-Grupo A Toon Monsters: Blue Eyes Toon Dragon, Manga Ryu-Ran, Toon Summoned Skull e Toon Mermaid.
-Se VOCÊ não tiver um Toon World em campo, você NÃO PODE colocar um Toon Monsters em jogo (como com Monster Reborn).
-Toon Monsters NÃO PODEM atacar no mesmo turno em que são Normal Summones ou Special Summoned.
-Toon Monsters são considerados Special Summon, MAS AINDA PRECISAM DE TRIBUTO!
-Toon Monsters precisam de um pagamento de 500LP para declarar um ataque.
-Se seu oponente tiver algum Toon Monster no campo o seu ataque DEVE ser direcionado a esse monstro.
-Se seu oponente não tiver nenhum Toon Monster no campo você PODE escolher por atacar seu oponente diretamente ou atacar outro monstro normalmente.
-Toon Monsters são destruídos quando Toon World é DESTRUÍDO, se Toon World sair de jogo de alguma outra maneira (como com Giant Trunade) os Toon Monsters continuam em campo.
-Se Toon World for destruído (seu ou do seu oponente), TODOS os Toon Monsters face-up são destruídos, se um Toon Monster foi virado face-down por algum efeito (como Darkness Approaches) ele não vai ser destruído.
-Monster Reborn PODE colocar um Toon Monster em campo contanto que você tenha um Toon World em campo e o Toon Monster tenha sido trazido previamente ao campo pelo método normal.
-Cartas Trap
-Não podem ser jogadas da sua mão.
-Precisam ser setadas no campo e, em qualquer hora após o fim do turno em que foram setadas, podem ser ativadas.
-Podem ser ativadas durante seu turno (contanto que não seja o mesmo turno em que foram setadas).
-Cartas Trap não podem ser descartadas voluntariamente de seu espaço de Magic/Trap.
-Tribute
-Você só pode usar monstros SEUS no CAMPO como tributo, a não ser que esteja escrito o contrário.
-Monstros usados como tributo são destruídos.
-Monstros usados como tributo que tenham efeitos de Flip não são ativados.
-Monstros que atacaram podem ser usados como tributo.
-Monstros devem ser usados como tributo por uma razão legal (você não pode usá-lo como tributo apenas para se livrar dele).
-Tribute Summon
-Tribute Summon são considerados Normais Summons.
-Chain
-Chain é o simples efeito de responder, com suas cartas, a ativação de alguma carta adversária.
-Basicamente, em qualquer momento em que o oponente faz alguma coisa você tem a opção de responder com um Chain, tudo depende da velocidade do efeito.
-Velocidade 1: Normal Magics, Equip Magics, Field Magics, Qualquer efeito jogado, efeitos de monstros (efeitos permanentes, efeitos ativados, efeitos provocados, efeitos de Flip quando são usados em Flip Summon).
-Velocidade 2: Quickplay Magics, Normal Traps, Efeitos de monstros no momento em que são provocados.
-Velocidade 3: Counter Traps.
-SOMENTE se pode fazer Chain com cartas que tenham uma velocidade maior ou igual que a carta jogada, a exceção são as cartas de velocidade 1, que não podem fazer Chain.